Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2023

Versículo do Dia - 31.10.2023

Imagem
Versículo do Dia Marcos 10, 27 [27]Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível".

Santo do Dia - 31.10.2023

Imagem
Santo do Dia Santo Afonso Rodrigues Santo Afonso Rodrigues   Natural de Segóvia, na Espanha, veio à luz aos 25 de julho de 1532. Pertencente a uma família cristã, teve de interromper seus estudos no primário, pois, com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Soares que amou tanto quanto os dois filhos, mas infelizmente, todos, com o tempo, faleceram. Ao entrar em crise espiritual, Afonso entrega-se à oração, à penitência e, dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser Irmão religioso; e, assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos.  No ano de 1571, aos 38 anos, iniciou seu noviciado. Vencendo tudo em Deus, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como Irmão. Sua vida foi uma esplêndida realização da vocação. Depois do noviciado, foi enviado para o Colégio de formação Monte de Sião em Palma de Maiorca. No colégio, desempenhou os ofícios de porteiro; e a todos prestava vários serviços e, dentre as virtudes heroicas que

Reflexão da Palavra - 31.10.2023

Imagem
Reflexão da Palavra A ação do amor de Deus é constante naquele que se deixa, naquele que se abre “Jesus dizia: ‘A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos.’”  (Lucas 13,18-19) No Evangelho de hoje, Jesus, ao falar da ação do Reino de Deus, o compara a uma semente de mostarda; o compara também a uma pequena porção de fermento colocada no meio da massa. Com isso, o Senhor nos faz compreender que a ação do Seu Reino acontece de maneira discreta, é pequena; é quase imperceptível no seu início, mas, com o tempo, ela é capaz de se desenvolver e gerar grandes transformações. Assim é a ação do Reino de Deus: pequena, discreta, imperceptível, mas, com o tempo, gera muitas mudanças e transformações. Essa é a ação santificadora do Espírito Santo em nós. O Espírito Santo age desta maneira em nós: de maneira discr

Evangelho - 31.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira Evangelho (Lc 13,18-21) — Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois, revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (cf. Mt 11,25) — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Salmo - 31.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira Responsório Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3a) — Maravilhas fez conosco o Senhor! — Maravilhas fez conosco o Senhor! — Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções. — Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! — Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria. — Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

1ª Leitura - 31.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira Primeira Leitura (Rm 8,18-25) Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. Irmãos, 18Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. 19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. 22Com efeito, sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. 24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode

Versículo do Dia - 30.10.2023

Imagem
Versículo do Dia Salmos 24, 1-2 [1]Para vós, Senhor, elevo a minha alma. [2]Meu Deus, em vós confio: não seja eu decepcionado! Não escarneçam de mim meus inimigos!

Santo do Dia - 30.10.2023

Imagem
Santo do Dia São Frumêncio São Frumêncio   São Frumêncio nasceu em Tiro da Fenícia. Quando menino, juntamente com o irmão Edésio, acompanhava um filósofo de nome Merópio numa viagem em direção às Índias. A embarcação, cruzando o Mar Vermelho, foi assaltada e só foram poupados da morte os dois jovens, Frumêncio e Edésio, que foram levados escravos para Axum (Etiópia) a serviço da Corte. Edésio foi nomeado copeiro e Frumêncio administrador dos bens do reino. Deste mal humano, Deus tirou um bem, pois ao terem ganhado o coração do rei Ezana com a inteligência e espírito de serviço, fizeram de tudo para ganhar o coração da África para o Senhor. Os irmãos de ótima educação cristã começaram a proteger os mercadores cristãos de passagem pela região e, com a permissão de construírem uma igrejinha, começaram a evangelizar o povo. Passados quase vinte anos, puderam voltar à pátria e visitar os parentes: Edésio foi para Tiro e Frumêncio caminhou para partilhar com o Patriarca de Alexandria, Santo

Reflexão da Palavra - 30.10.2023

Imagem
Reflexão da Palavra O pecado deixa a pessoa sem sentido e cabisbaixa; é alguém que não consegue mais erguer o olhar para o céu “Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: 'Mulher, estás livre da tua doença.' Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus”  (Lucas 13,11-13). A postura de alguém que está encurvada, sem a capacidade de endireitar-se por si só, é comparada à postura espiritual de alguém que está presa ao pecado, alguém que está amarrada ao pecado; alguém que se afeiçoou à vida de pecado e vive acabrunhada no peso do pecado. Uma vida sem sentido, uma vida cabisbaixa, o pecado deixa a pessoa sem sentido e cabisbaixa; é alguém que não consegue mais erguer o olhar para o céu, alguém que está sempre com o olhar para baixo, ocupado somente com as coisas da terra, com as coisas deste mundo. Porque

Evangelho - 30.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira Evangelho (Lc 13,10-17) — Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (cf. Jo 17,17ba),   — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo:10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: 'Mulher, estás livre da tua doença.' 13Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. 14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: 'Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado.' 15O Senhor lhe respondeu: 'Hipócritas! Cada um de vós não solta do cur

Salmo - 30.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira Responsório Sl 67(68),2 e 4.6-7ab.20-21 (R. 21a) — Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador! — Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador! — Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Mas os justos se alegram na presença do Senhor rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! — Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura. — Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos!Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!

1ª Leitura - 30.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira Primeira Leitura (Rm 8, 12-17) Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. 12Irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis. 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recaírdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai! 16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus.17E, se somos filhos, somos também herdeiros — herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo —; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. — Palavra do Senhor. — Graças a Deus.

Versículo do Dia - 29.10.2023

Imagem
Versículo do Dia Salmos 17, 2-3 [2]Eu vos amo, ó Senhor! [3]Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.

Santo do Dia - 29.10.2023

Imagem
Santo do Dia São Narciso  São Narciso   O santo de hoje, São Narciso, foi Bispo de Jerusalém e, quando se deu tal fato, devia ter quase cem anos de idade. Narciso não era judeu e teria nascido no ano 96. Homem austero, penitente, humilde, simples e puro, sabe-se que presidiu com Teófilo de Cesareia a um concílio onde foi aprovada a determinação de se celebrar sempre a Páscoa num Domingo. Eusébio narra que, em certo dia de festa, em que faltou o óleo necessário para as unções litúrgicas, Narciso mandou vir água de um poço vizinho e, com sua bênção, a transformou em óleo. Conta também as circunstâncias que levaram Narciso a demitir-se das suas funções. Para se justificarem de um crime, três homens acusaram o Bispo Narciso de certo ato infame. "Que me queimem vivo - disse o primeiro - se eu minto". "E a mim, que me devore a lepra", disse o segundo. "E que eu fique cego", acrescentou o terceiro. O desgosto de ser assim caluniado despertou em Narciso o seu anti

Reflexão da Palavra - 29.10.2023

Imagem
Reflexão da Palavra Somos chamados a também manifestar o amor que Deus revelou a nós “‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’”  (Mateus 22,36-39). Os fariseus eram um grupo de pessoas muito influentes no tempo de Jesus; além de influentes, eram muito rigorosos e sistemáticos no cumprimento das prescrições das Leis de Deus. Surpreendidos pela resposta de Jesus — que fez calar alguns saduceus —, os fariseus tentaram colocar o Senhor à prova com uma pergunta muito delicada. Por serem muito minuciosos no cumprimento da Lei, em seus mínimos detalhes, os fariseus chegaram a estabelecer uma lista de 613 mandamentos. Olha a quantidade de mandamentos, leis, regras que foram criadas por serem minuciosos! E, diante de tantos preceitos, que tornava muito difícil, inclusiv

Evangelho - 29.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30º Domingo do Tempo Comum Anúncio do Evangelho (Mt 22,34-40) — Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a Ele nós viremos. (Jo 14,23) — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

2ª Leitura - 29.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30º Domingo do Tempo Comum Segunda Leitura (1Ts 1,5c-10) Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses: Irmãos: 5cSabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir. — Palavra do Senhor. — Graças a Deus.

Salmo - 29.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30º Domingo do Tempo Comum Responsório Sl 17(18),2-3a.3bc-4.47.51ab (R. 2) — Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação. — Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação. — Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação. — Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo! — Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.

1ª Leitura - 29.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 30º Domingo do Tempo Comum Primeira Leitura (Êx 22,20-26) Leitura do Livro do Êxodo: Assim diz o Senhor: 20“Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim, e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr do sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso”. — Palavra do Senhor. — Graças a Deus.

Versículo do Dia - 28.10.2023

Imagem
Versículo do Dia 2 Samuel 22, 31 [31]Os caminhos de Deus são perfeitos; a palavra do Senhor é pura. Ele é o escudo de todos os que nele se refugiam.

Santo do Dia - 28.10.2023

Imagem
Santo do Dia São Simão e São Judas Tadeu  São Simão e São Judas Tadeu   Simão, palavra hebraica que significa "zeloso", tinha o cognome de Cananeu, derivado de Caná, aldeia da Galileia. Praticava a obediência, cumprindo os preceitos e compadecendo-se dos aflitos e necessitados. Trabalhava fervorosamente pela salvação das almas. Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha.  Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Seu nome significa “confessor” ou “glorioso”. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor:  "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?"  (Jo 14,22). Simão Cananeu e Judas Tadeu eram irmãos de Tiago, o Menor, e filhos de Maria de Cléofas, que foi casado com Alfeu. Logo após a ascensão do Senhor, Judas foi enviado por Tomé até Abgar, rei de Edessa.  São Fortunato, Bispo de Poitiers, no fim do século VI, indica estarem Sim

Reflexão da Palavra - 28.10.2023

Imagem
Reflexão da Palavra Devemos assumir esta missão de reconhecer o chamado do Senhor em nossa vida “Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos.”  (Lucas 6,12-13) Celebramos, hoje, o dia de São Simão e São Judas Tadeu. Simão, conhecido também como Zelota, e São Judas Tadeu, entre tantos discípulos do Senhor, foram escolhidos para segui-Lo mais de perto. A Palavra de Deus, hoje, diz que depois que Jesus rezou, Ele desceu à montanha e escolheu entre tantos discípulos, doze, dos quais deu o nome de “apóstolos”. E Jesus escolheu estes apóstolos para uma missão específica, uma missão importante que foi confiada a eles. Apóstolo significa emissário, aquele que é enviado para ser mais do que apenas um mensageiro, e sim um representante legal, alguém com plenos direitos e autoridade daquele que O enviou. Isso significa que apóstolo é alguém que representa, de fato, com

Evangelho - 28.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERMELHO São Simão e São Judas, Apóstolos - Festa | Sábado Evangelho (Lc 6,12-19) — Aleluia, aleluia, aleluia. — A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos. Vos louva, ó Senhor, o coro dos Apóstolos!  — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. 12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que est

Salmo - 28.10.2023

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERMELHO São Simão e São Judas, Apóstolos - Festa | Sábado Responsório Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a) — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra. — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra. — Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia. — Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.