Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2024

Versículo do Dia - 28.09.2024

Imagem
Versículo do Dia Salmos 26, 14 [14]Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!

Santo do Dia - 28.09.2024

Imagem
Santo do Dia São Venceslau, o pacífico duque da Boêmia São Venceslau, o pacífico duque da Boêmia Origens   São Venceslau nasceu em Praga, República Checa, em 907. Foi educado como cristão por sua avó Santa Ludmila. Sucedeu a seu pai, Vratislau, antes de morrer, quando ainda muito jovem, tornando-se duque da Boêmia. Isto despertou em sua mãe, Draomira, a ira e a vingança, pois ela preferia o segundo filho, Boleslau. Reinado Cristianizou o seu país como um verdadeiro nobre. Pacífico na administração do reino e misericordioso para com os pobres; redimiu um grupo inumerável de escravos pagãos que estavam à venda em Praga, para que fossem batizados. Certa vez, decidiu fazer um duelo para não envolver seus soldados na guerra, mas seu adversário se reconciliou com ele.  O Trono Roubado Antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das prov

Reflexão da Palavra - 28.09.2024

Imagem
Reflexão da Palavra O foco eram os interesses pessoais      “Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então, Jesus disse a seus discípulos: 'Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens'. Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles ainda tinham medo de fazer perguntas"  (Lucas 9,43-45). Jesus diz para os Seus discípulos: "Fixem-se nisto que vou dizer", ou seja, atenção, coloque atenção naquilo que eu estou dizendo. Jesus insiste nisso, porque, às vezes, a nossa atenção se vai em coisas que não contam de verdade. Quantas vezes nós separamos tempo e energia com coisas que não levam absolutamente a nada! E para aquelas que contam de verdade, nós damos pouca ou quase nenhuma atenção. Jesus afirma: O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Jesus já está introduzindo os Seus discípulos

Evangelho - 28.09.2024

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 25ª Semana do Tempo Comum | Sábado Evangelho (Lc 9,43b-45) — Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis. – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 43b todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44 "Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens". 45 Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.  — Palavra da Salvação.  — Glória a vós, Senhor.

Salmo - 28.09.2024

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 25ª Semana do Tempo Comum | Sábado Responsório Sl 89(90), 3-4.5-6.12-13.14  e 17 (R. 1) — Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós. — Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós. — Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: "Voltai ao pó, filhos de Adão!" Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou. — Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca. — Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos! — Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho. 

1ª Leitura - 28.09.2024

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 25ª Semana do Tempo Comum | Sábado Primeira Leitura (Ecl 11,9-12,8) Leitura do Livro do Eclesiastes Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas. 10 Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade. 12,1 Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: "Não sinto prazer neles"; 2 - antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 3 quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 4 e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens

Versículo do Dia - 27.09.2024

Imagem
Versículo do Dia Salmos 143, 1-2 [1]Bendito seja o Senhor, meu rochedo. [2]Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero.

Santo do Dia - 27.09.2024

Imagem
Santo do Dia São Vicente de Paulo, padroeiro das Associações de Caridade São Vicente de Paulo, padroeiro das Associações de Caridade Origens   São Vicente de Paulo nasceu em 1581, em cidade da Gasconha, região da França, no seio de uma família de camponeses. Embora tenha passado a sua adolescência no campo, a sua perspicácia foi percebida por um benfeitor, que lhe ofereceu a oportunidade de estudar. Vida Sacerdotal    Em 1600, com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote, mas obteve o diploma em teologia somente em 1604. Abriu uma escola particular, mas teve muitos gastos. Além disso, durante uma viagem marítima de Marselha a Narbonne, seu navio foi atacado por piratas: Vicente foi preso e vendido como escravo em Túnis. Ao receber sua alforria, dois anos depois, voltou para França, graças ao seu terceiro patrão, que, no entanto, se converteu ao cristianismo. Catequista Em 1612, tornou-se pároco de uma igreja em Clichy, na periferia de Paris. No entanto, conheceu o Cardeal Pierre de Bérul

Reflexão da Palavra - 27.09.2024

Imagem
Reflexão da Palavra Personagens proféticos do passado “Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: "Quem diz o povo que eu sou? "Eles responderam: 'Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou'."  (Lucas 9,18-19) Jesus interroga os discípulos sobre o que diz o povo a respeito da sua identidade. E na chamada vox populi (a voz do povo), emergem respostas do tipo: João Batista, Elias, algum dos antigos profetas antigos. Essa palavra aqui é interessante, por que são todas respostas do passado. Todas se referem a personagens proféticos do passado. Nós costumamos repetir aquela afirmação como eu disse: “A voz do povo é a voz de Deus”. Não é o caso aqui nem em muitos momentos da vida de Jesus. Vale repetir o provérbio: “Esse povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Quem está longe de Cristo, não tem

Evangelho - 27.09.2024

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: BRANCA São Vicente de Paulo, presbítero, Memória | Sexta-feira Evangelho (Lc 9,18-22) — Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Aconteceu que Jesus 18 estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: "Quem diz o povo que eu sou?" 19 Eles responderam: "Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou". 20 Mas Jesus perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "O Cristo de Deus". 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: "O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia".  — Palavra da Salvação.  — Gló

Salmo - 27.09.2024

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: BRANCA São Vicente de Paulo, presbítero, Memória | Sexta-feira Responsório Sl 143(144),1a e 2abc.3-4 (R. 1a) — Bendito seja o Senhor, meu rochedo! — Bendito seja o Senhor, meu rochedo! — Bendito seja o Senhor, meu rochedo. Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, — Que é o homem, Senhor, para vós? Por que dele cuidais tanto assim, e no filho do homem pensais? Como o sopro de vento é o homem, os seus dias são sombra que passa. 

1ª Leitura - 27.09.2024

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: BRANCA São Vicente de Paulo, presbítero, Memória | Sexta-feira Primeira Leitura (Ecl 3,1-11) Leitura do Livro do Eclesiastes Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu. 2 Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3 Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4 Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5 Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de se separar. 6 Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7 Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8 Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. 9 Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10 Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11 As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o

Versículo do Dia - 26.09.2024

Imagem
Versículo do Dia Naum 1, 7 [7]O Senhor é bom, é um refúgio na tribulação; conhece os que nele confiam.

Santo do Dia - 26.09.2024

Imagem
Santo do Dia São Cosme e São Damião, os irmãos gêmeos médicos São Cosme e São Damião, os irmãos gêmeos médicos Origens   São Cosme e São Damião, nascidos na Arábia, se dedicaram ao cuidado dos enfermos, o que foi a alavanca principal da vida dos dois irmãos, que viveram no século III, no tempo da perseguição contra os cristãos. Eles cuidavam dos doentes, sem aceitar remuneração. Por isso, receberam o apelido de “anárgiros”, palavra grega que significa "sem prata". A sua fama de homens corajosos e distintos benfeitores espalhou-se, rapidamente, por toda a região. Cuidadores de Almas   A atividade desses santos gêmeos não se limitou apenas aos cuidados do corpo enfermo. Na sua prática profissional, visavam também o bem das almas, com o exemplo e a palavra. De fato, converteram muitos pagãos ao cristianismo. É famoso o episódio da cura de uma mulher hemorroíssa, chamada Paládia, que, por gratidão, deu três ovos aos dois irmãos. Porém, por não aceitarem, ela implorou a Damião que

Reflexão da Palavra - 26.09.2024

Imagem
Reflexão da Palavra Esperança de mudança de vida      ‘‘Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: 'Eu mandei degolar João. Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?" E procurava ver Jesus'."  (Lucas 9,7-9) Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, a Igreja celebra a memória desses dois mártires São Cosme e São Damião. Herodes tem a consciência perturbada por ouvir falar de Jesus como se fosse João Batista ressuscitado dos mortos. Vamos lembrar aqui que João Batista tinha sido, na vida de Herodes, o despertador de consciência ou o perturbador da sua consciência moral que estava laxa, entregue ao erro, manchada pelo pecado de adultério. O texto diz que Herodes ficou perplexo ou perdido. De uma certa forma, isso é sinal de

Evangelho - 26.09.2024

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 25ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira Evangelho (Lc 9,7-9) — Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Sou o caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 7 o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8 Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9 Então Herodes disse: "Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?" E procurava ver Jesus.  — Palavra da Salvação.  — Glória a vós, Senhor.

Salmo - 26.09.2024

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 25ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira Responsório Sl 89(90), 3-4.5-6.12-13.14  e 17 (R.1) — Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós. — Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós. — Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: "Voltai ao pó, filhos de Adão!" Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou. — Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca. — Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos! — Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho. 

1ª Leitura - 26.09.2024

Imagem
☖ COR LITÚRGICA: VERDE 25ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira Primeira Leitura (Ecl 1,2-11) Leitura do Livro do Eclesiastes "Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade". 3 Que proveito tira o homem de todo o trabalho com o qual se afadiga debaixo do sol? 4 Uma geração passa, outra lhe sucede, enquanto a terra permanece sempre a mesma. 5 O sol se levanta, o sol se deita, apressando-se para voltar ao seu lugar, donde novamente torna a levantar-se. 6 Dirigindo-se para o sul e voltando para o norte, ora para cá, ora para lá, vai soprando o vento, para retomar novamente o seu curso. 7 Todos os rios correm para o mar, e contudo o mar não transborda; voltam ao lugar de onde saíram para tornarem a correr. 8 Tudo é penoso, difícil para o homem explicar. A vista não se cansa de ver, nem o ouvido se farta de ouvir. 9 O que foi, será; o que aconteceu, acontecerá: 10 não há nada de novo debaixo do sol. Uma coisa da qual se diz: "Eis aqui algo de n

Versículo do Dia - 25.09.2024

Imagem
Versículo do Dia Provérbios 30, 5 [5]A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam.

Santo do Dia - 25.09.2024

Imagem
Santo do Dia São Firmino de Amiens, o bispo espanhol decapitado São Firmino de Amiens, o bispo espanhol decapitado Origens São Firmino de Amiens era originário de uma família nobre de Pamplona na Espanha. Seus pais Fermo e Eugenia eram pagãos, mas, depois, se converteram na época do episcopado de seu filho. Firmino, que era o filho mais velho, foi confiado aos cuidados do padre Onesto, que o batizou e o instruiu na fé cristã. O primeiro bispo  Mais tarde, foi ordenado sacerdote pelo bispo de Toulouse Onorato e, depois de alguns anos, bispo. São Firmino permaneceu em sua cidade natal de Pamplona, onde uma tradição local o considera o primeiro bispo da cidade. Depois, passou a evangelizar algumas regiões da França como Aquitânia, Auvergne, Anjou e outras no nordeste. Apesar da oposição dos sacerdotes pagãos, os resultados de seu trabalho foram sensacionais.  Desafios apostólicos Os "Atos" dizem que ele também foi preso por ordem do governador romano Valério, açoitado e, depois,