Reflexão da Palavra - 29.03.2025
Reflexão da Palavra Dois modos "Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos" (Lucas18,9-14). Irmãos e irmãs, esse texto bíblico, o Evangelho de hoje, afirma que o publicano voltou para casa justificado, o outro não, o cobrador de impostos, o fariseu, não voltou para casa justificado. Então aqui nós temos dois modos que geram em nós um exame de consciência sobre a nossa atitude de fé, um exame de consciência em relação a nossa fé. Vamos ao primeiro modo. Primeiro modo é marcado pela soberba daquele fariseu, o cobrador de impostos. Será, irmãos e irmãs, que não somos soberbos em nossa atitude de nos colocarmos diante de Deus? Será que não somos soberbos quando nos comparamos demais com os nossos irmãos? Então, essa é a primeira atitude que nós vimos, desse fariseu que pode expressar uma atitude minha ou uma atitude sua. O segundo modo é marcado pela humildade e verdade sobre si mesmos. Devemos olhar para nós mesmos com simplic...