Reflexão da Palavra - 29.04.2018

Reflexão da Palavra


Jesus é a Videira Verdadeira


Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. (São João 15,1).

A videira para os judeus representa o povo de Israel. E era considerada a árvore da vida para os gregos e romanos. E sabendo do simbolismo e da importância da videira naquela época, no evangelho de hoje Jesus diz aos seus discípulos: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor... e vos os ramos". Jesus se compara à videira, o Pai é o agricultor, e os ramos somos nós.

Se nós somos os ramos, como eu posso produzir bons frutos, para não tornar a videira improdutiva. Como colaboradores do projeto de Jesus, é importante e necessário estarmos em comunhão, em união com Ele, para produzir bons frutos para o Reino. E produzindo bons frutos, tenhamos certeza que o Pai cuidará, Ele nos limpará, fará tudo para continuemos produzindo, cada vez mais, e melhores frutos. Quando cuidamos de uma planta, ela precisa de limpeza, nós chamamos essa limpeza de poda, é a retirada de galhos secos. Da mesma forma nós precisamos ser podados por Deus de vez em quando, essa poda pode ser dolorida, mas é necessária, para continuarmos crescendo em pureza, em espírito, e devemos aceitá-la com humildade, permanecendo sempre unidos ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo,  dando os frutos necessários para o Reino. E Jesus nos adverte, quanto à possibilidade de nos afastarmos. O que acontece quando nos distanciamos Dele? Deixamos de produzir frutos, secamos e Deus não contará mais com a nossa colaboração em seu projeto de salvação. E como ramos secos, seremos cortados.

Estar em comunhão com Jesus, dá sentido a nossa vida, pois sem ele nada poderemos fazer. No evangelho de hoje Jesus deixa muito claro, como o Pai está unido a Ele, e nós a Jesus. Enquanto estivermos ligados a Jesus, ao tronco, recebemos dele a seiva que vem do Pai, e temos vida, temos amor. Ao nos desligarmos dele, nos distanciamos de Jesus e do amor do Pai, em conseqüência a vida perde o sentido, seca e morre. Unidos a Ele glorificaremos ao Pai com nossas ações pelo Reino. E temos a garantia de Jesus, que permanecendo unidos a Ele, poderemos pedir o que quisermos e nos será dado. Como somos comprometidos e aderimos a Jesus, sabemos que devemos ter cuidados com o que pedimos. Antes dos nossos desejos e vontades está a vontade de Deus, e é extremamente difícil compreender e principalmente aceitar a vontade de Deus. Não podemos pensar e agir de forma individual e egoísta ao pedirmos a Deus. Se estivermos comprometidos com Deus, Ele nos dará aquilo que lhe pedirmos, desde que seja para o nosso bem e de acordo com Sua vontade. Deixemos de ser egoístas, e peçamos a paz de Cristo, para nós, para o mundo. Façamos pedidos a Deus pedidos para um bem maior que apenas nossos desejos e nossas vontades particulares. 

Peçamos a Jesus, a verdadeira videira, força, coragem e perseverança, para continuarmos firmes em nossa caminhada em busca da justiça, do amor fraterno, para que permaneçamos sempre unidos a Cristo, e assim produzirmos frutos de amor, de vida.


Que Deus abençoe a todos nós!

- Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo.

- Para sempre seja louvado.

-Rodolfo Roges-


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão da Palavra - 28.07.2020

Versículo do Dia - 05.05.2025

Reflexão da Palavra - 28.12.2022