Reflexão da Palavra - 28.08.2023

Reflexão da Palavra


Algo que Jesus sempre condenou e sempre vai condenar é a hipocrisia


“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós, porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e, quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós” (Mateus 23,13-15).

A liturgia deste dia leva-nos a refletir sobre o compromisso que nós temos de anunciar de maneira fiel e coerente à Palavra de Deus. Esse compromisso é o que nos protegerá para não cairmos naquilo que Jesus, hoje, denuncia com veemência, que é a hipocrisia.

Jesus denuncia a hipocrisia dos mestres da Lei e dos fariseus, ou seja, condena essa prática de agir somente por aparência ou interesse. E Jesus usa várias vezes a palavra  “hipócritas”  para apontar essa incoerência deles e mostrar que, por causa da maneira como agem, eles são merecedores do inferno e não do Reino dos Céus.

A partir desse Evangelho de hoje, nós também somos convidados a fazer uma revisão de vida, somos provocados a nos questionar se não estamos vivendo assim também. Porque podemos, de maneira muito sútil, estar pregando uma coisa e vivendo outra; e, mais ainda, podemos estar exigindo algo dos nossos irmãos que nós mesmos não somos capazes de carregar.

Podemos concluir que o Evangelho de hoje é uma grande provocação para fazermos essa revisão da nossa vida. Esse Evangelho nos ajuda a avaliar como anda a nossa vida cristã, como anda a nossa vida em comunidade, ou seja, como anda a nossa vida em Igreja.

Que essa avaliação sirva para o nosso crescimento e para o nosso amadurecimento na fé porque algo que Jesus sempre condenou e sempre vai condenar é a hipocrisia.

Que as nossas orações possam abrir a nossa mente e o nosso coração para aquilo que estamos, de fato, vivendo e estamos colocando em prática da Palavra de Deus.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 


Que Deus abençoe a todos nós!

-Padre Bruno Antônio-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Versículo do Dia - 05.05.2025

Santo do Dia - 03.10.2025