Reflexão da Palavra - 17.02.2026

Reflexão da Palavra


O fermento dos fariseus a hipocrisia corrompe nossa vida espiritual


Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães, tinham consigo na barca apenas um pão. Então, Jesus os advertiu: Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes" (cf. Marcos 8,14-21).


Jesus está na barca com os Seus discípulos, e eles se dão conta de que não levaram pães, mas apenas um pão. Jesus tira o foco da questão material e propõe uma reflexão espiritual, trazendo o fermento como tema.


Mas não era fermento isolado, ligado a um grupo religioso. No tempo de Jesus, os fariseus, os separados ou os separadores, eram pessoas que sabiam bem dar o devido peso da lei a todas as coisas. Porém, a crítica de Jesus a eles era o problema da hipocrisia, ou seja, falavam bem, mas se comportavam mal.


O fermento que corrompe a massa e o coração

Falar do fermento farisaico tinha a conotação de que, assim como o fermento faz crescer a massa, mas, de certa forma, também a apodrece.  Uma vivência dos mandamentos, apenas de forma teórica, corrompe o coração.


A herança da Páscoa e a busca pela pureza ritual

O fermento da cultura hebraica estava ligado à Páscoa, aos pães ázimos. Na casa de uma família, na preparação da Páscoa, fazia-se uma megafaxina para se retirar qualquer pó de fermento. Qualquer rastro de fermento que pudesse, de alguma forma, atrapalhar a pureza ritual.


O desafio de unir ensinamento e comportamento

Ensinamento e comportamento são realidades complementares na vivência cristã. Não se pode separar doutrina da vida prática. Jesus, certamente, viu pessoas muito religiosas do Seu tempo que faziam gestos e práticas espirituais, porém, no concreto da vida, davam um terrível contratestemunho.


Certamente, Ele não via isso apenas nas pessoas que estavam em situações de pecado ou que tivessem uma vida completamente contrária àquilo que Ele pedia, mas, infelizmente, encontrou isso dentro do contexto religioso da Sua época, o que era pior.


Por isso não sejamos essas pessoas. Peçamos, de coração, que Jesus tire todo o fermento ruim do nosso coração para que nós O glorifiquemos com a nossa vida.


Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Que Deus abençoe a todos nós!

-Padre Ricardo Rodolfo-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmo - 21.11.2018

Reflexão da Palavra - 28.07.2020

Reflexão da Palavra - 28.12.2022