Reflexão da Palavra - 20.02.2026

Reflexão da Palavra


Jejuar é uma verdadeiro via para libertação


Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que razão nós, os fariseus, praticamos jejum, mas os teus discípulos não?" Disse-lhe Jesus: "Por acaso os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?" (Mateus 9,14-15)


Bem, meus irmãos e minhas irmãs, o jejum é uma prática profética por si só.


A ascese que fazemos com o nosso corpo é sinal de que estamos buscando a essencialidade e não a fugacidade. Ou seja, estamos buscando as coisas essenciais e não as coisas banais.


Abertura do coração à caridade

Queremos nos desapegar dos excessos que o mundo acaba nos impondo e que sufocam o nosso espírito.


Primeiro: ele nos abre à caridade. Retirando os excessos, os nossos olhos se abrem para ver a necessidade do outro. O consumismo sufoca o amor humano. Segundo: o jejum é uma forma de purificação da mente, dos barulhos, das distrações, dos apelos mundanos que muitas vezes contaminam o nosso interior.


Por fim, o jejum nos abre à transcendência para Deus. O coração humano precisa se lembrar de que, um dia, ele estará diante do seu Senhor, Cristo, esposo da Igreja, o justo Juiz. Não dá para viver como se não houvesse um encontro definitivo com aquele que nos criou.


Jejuar com alegria

Jejuar nos liberta de uma concepção de mundo imanente de que acaba tudo aqui. Vamos cuidar, nesta Quaresma, para não fazer um jejum de forma legalista, voltado apenas para o nosso progresso espiritual, condenando quem não faz o jejum.


Vamos deixar de lado aquela mania que nós temos de querer nos achar melhor do que os outros pelo simples fato de nós jejuarmos. Você vai jejuar? Perfuma a sua cabeça, alegra o seu rosto e a disposição do seu coração. Jejuando, você também enxerga quem está perto de você e precisa da sua ajuda.


Que o Senhor nos conceda a Sua graça.


Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Que Deus abençoe a todos nós!

-Padre Ricardo Rodolfo-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmo - 21.11.2018

Reflexão da Palavra - 28.07.2020

Reflexão da Palavra - 28.12.2022