Reflexão da Palavra - 27.06.2026
Reflexão da Palavra
A paralisia espiritual impede o encontro com Deus
Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Diz-me uma só palavra e eu serei curado.
Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama. Lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Diz-me uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. (Mt 8,5-17)
Irmãos e irmãs, o oficial romano se aproxima de Jesus e fala do empregado que sofria com uma paralisia. Se ontem falávamos do pecado como lepra, então, hoje, deveríamos pensar que viver em pecado também é viver em certa paralisia.
A paralisia que nos limita é o pecado
A mesma aproximação que o oficial teve, o seu servo não poderia ter de Jesus, porque a paralisia o limitava, porque a paralisia o impedia. Mas a ação de Deus não tem limites. Irmãos e irmãs, será que nós não temos paralisias que neutralizam a ação de Deus em nós? A maior paralisia que nos limita, como falamos no início, é o pecado. Viver no pecado é viver longe de Deus. Aproxima-se d'Ele quem confessa as próprias culpas e se abre à ação da graça divina em si mesmo. Abrir-se à ação da graça divina é sair da paralisia.
A força da oração e da confissão
Nós te pedimos, Senhor, neste dia, tira-nos da paralisia, sobretudo a paralisia do pecado. Das vezes em que eu estacionei, das vezes em que eu parei em algum pecado mortal. Eu me acostumei com aqueles chamados "pecados de estimação".
Se saímos da lepra, devemos sair também da paralisia, e o Senhor lhe concederá essa graça neste dia.
Sobre você, desça e permaneça a bênção e a graça do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários
Postar um comentário